sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NÊGO FUGIDO

O “Nego Fugido” é um espetáculo da cultura popular santamarense que funde elementos da dança, da música, do candomblé e do teatro. Ele registra uma manifestação popular única, mantida há pelo menos um século pelos moradores de Acupe. Trata-se de uma encenação que recria, anualmente, a luta pela libertação dos escravos. Tendo como cenário as ruas de Acupe, os personagens de Nego Fugido revivem o ideal de liberdade almejado pelos escravos. Esta encenação traduz a versão dos moradores do local em relação à libertação dos escravos: uma conquista dos negros e não uma concessão dada pela princesa Isabel.
O “Nego Fugido” conta a história do negro que fugia, era perseguido nas matas e vestia-se de folhas de bananeira para se camuflar. É uma manifestação popular única, que se mantém desde o século XIX, originária de escravos africanos de origem Nagô. Trata-se de uma recriação das lutas da resistência negra contra o regime escravocrata, encenada até hoje pelos moradores de Acupe, distrito de Santo Amaro.
No cordel “ABC de Mourão” de autoria de Armando Azevedo encontramos a seguinte referência ao “Nego Fugido”:

No Acupe tem nego fugido
Procurando libertação
Conquistada com luta
Nunca com doação
O homem que almeja liberdade
Chora e sente saudade
Trabalha com o coração

Aqui, uma declaração de Dona Santa (Edna Correa Bulcão), então aos 56 anos, publicada no Correio da Bahia:

As Manifestações da cultura popular sobrevivem em Santo Amaro da Purificação. Com as cabeças pintadas com carvão, os lábios avermelhados com crepom molhado e saias de folhas, pessoas de Acupe lutam para ter êxito em manter de pé o “Nego Fugido”, folguedo tradicional da região de Santo Amaro que revive a época da perseguição feita aos habitantes dos quilombos pelos capitães-do-mato e pelos militares.
Dona Santa (Edna Correa Bulcão), 56 anos, a conheceu o nego fugido quando era pequena e via a sua mãe ajudar à preparação da festa. Desde a morte desta, assume o comando desta tradição e hoje mata praticamente um leão por dia para fazer sair esta “brincadeira” como chama o “Nego Fugido”, todo o mês de Julho nas ruas de Acupe.
Teatro popular a céu aberto, utilizando como cena as ruas da cidade, o folguedo já foi filmado e tratado sob todas as formas, mas a ajuda que Dona Santa há tanto pedido nunca veio: “Fiz pés e mãos para apresentar o “Nego Fugido”, mas por falta de iniciativa, muitas coisas estão desaparecendo das regiões. Temos falta de trajes e de transporte para as representações. Também não temos uma sala adequada para armazenar o material”, declara Dona Santa, que, apesar todas as de dificuldades físicas, transmite a tradição de tecer saias de folhas para os novos membros do grupo e ensina os segredos do “Nego fugido” às crianças de Acupe. “Este divertimento tem mais de 100 anos. Não vou deixá-lo morrer”, completa.



Dê uma olhada:
“Nego Fugido“
Série: Bahia singular e plural
Duração: 25'
Filmado: NTSC/BETACAM
Gênero: Documentário
Realização: IRDEB/TVE
Ano: 1999

Um comentário:

  1. Gostei de seu blog, sempre que possivel vou acessa-lo. Procurei sites e blogs sobre Santo Amaro e não achei nenhum em janeiro encontrei o seu blog, e acho que seja o primeiro que realmente fale sobre Santo Amaro. Parabéns.

    Eu tenho um site sobre a cultura do Acupe, da uma olhada.

    Felipe Argôlo

    ResponderExcluir